segunda-feira, 18 de junho de 2018

Receita de Granola caseira

       Confesso que não era apreciadora de cereais de pequeno almoço - nem de os ver a boiarem no leite. Contudo, ao ver um programa da Filipa Gomes na TV, resolvi experimentar fazer a receita dela. O resultado foi tão elogiado que a tenho repetido inúmeras vezes, embora com alterações. 
          Nestas coisas, o mais difícil é começar, pois é necessário encontrar e comprar os ingredientes de base. Depois, é preciso experimentar variações para as adaptar ao nosso gosto. Assim, se inicialmente usava apenas flocos de aveia, passei a comprar pacotes com uma mistura bio de 5 cereais (aveia, trigo, cevada, arroz e centeio) da marca Markal na Miosótis. Prefiro ingredientes de agricultura biológica, mas outro dia já não tinha sementes e descobri no Lidl uma "mistura de sementes para salada" da marca Alesto, composta por pipas de girassol, abóbora e pinhão. Portanto, não há desculpas para não fazer esta receita por ter muitos ingredientes!



Receita de GRANOLA

Ingredientes:
    2 Medidas de flocos de cereais (mistura de 5 cereais)*
    1 Medida de frutos secos (mistura de nozes, avelãs e amêndoas)
    1 Medida de sementes (mistura de sementes de girassol, abóbora, sésamo e pinhões)
    1/2 Medida de passas de uva, mirtilos secos e goji
    1/3 Medida de gengibre cristalizado
    1/2 Medida de mel
    1/4 Medida de óleo de coco
    1 Laranja pequena (sumo)
    Canela q.b.

Preparação:
               Ligue o forno e regule-o para os 170° C.
               Pique grosseiramente os frutos secos, corte os pedaços de gengibre em lâminas e esprema o sumo da laranja.
               Coloque, numa taça grande, a mistura de flocos de cereais, os frutos secos picados, a mistura de sementes, as passas de uva, os mirtilos secos e o goji, bem como o gengibre cristalizado já laminado. Mexa com cuidado e depois junte o sumo de laranja, o óleo de coco e o mel (se estes últimos estiverem muito sólidos, leve ao micro-ondas cerca de 30 seg.). Misture tudo muito bem (de preferência com as mãos), espalhe uniformemente num tabuleiro forrado com papel vegetal e polvilhe com canela a gosto. Leve ao forno 15 a 20 minutos, até estar dourado e seco.
               Deixe arrefecer e depois coloque em frascos herméticos.

Dicas:
* Os intolerantes ao glúten devem usar flocos de arroz, quinoa, etc. (ver post seguinte)
- Existem à venda pacotes com mistura de cereais, bem como de frutos secos e de sementes.
- Sempre que possível utilize produtos biológicos certificados. 

Granola caseira com iogurte

Bom apetite!

2 comentários:

  1. Também tem sido o meu pequeno almoço, mas uso fitness granola da nestlé. Existem várias misturas. Delicioso.

    ResponderEliminar
  2. Olá Pedro
    Não quero ser desmancha-prazeres, mas deixo-te a seguinte reflexão.
    A composição dessa granola é a seguinte: Aveia integral (66,1%) [flocos de aveia integral (65%),farinha de aveia integral (1,1%)], xarope de glucose (açúcar, xarope de açúcar invertido, melaço), flocos de trigo malteado torrados [trigo (6,3%), extrato de malte de cevada, emulsionante (lecitina de girassol)], óleo de girassol, crocantes de arroz (sêmola de arroz, farinha de trigo, açúcar, cevada malteada, sal), mel (2,0%), coco, aromas naturais, sal, levedante químico (bicarbonato de sódio), antioxidante (tocoferóis).
    Nota que a percentagem dos ingredientes é obrigatoriamente colocada por ordem decrescente, sendo que a percentagem do "xarope de glucose" adicionada é a segunda mais elevada - e ainda acrescentaram malte, açúcar e mel. Basicamente uma espécie de bomba de açúcar...
    Por outro lado, os cereais apesar de serem maioritariamente integrais, não são biológicos, i.e., podem conter químicos e/ou serem transgénicos! Vê a mensagem/post com a etiqueta "açúcar"!
    Bjs

    ResponderEliminar