sábado, 7 de julho de 2018

Leituras para as férias

    Deixo-vos aqui duas recomendações (do gato) para as férias.
    A primeira obra tem o título de Sobre Humanos e Outros Animais, da autoria do filósofo John Gray. Confesso que esta obra de Gray é uma das minhas preferidas, dado que quase parece tratar-se de uma série de aforismos. Consiste numa série de pequenos textos deste filósofo irreverente sobre o lugar dos seres humanos no mundo e na vida em que a citação de Lao TZU dá o mote: "O céu e a terra são inexoráveis e, para eles, as miríades de seres da criação não passam de cães de palha".
Uma excelente leitura para as férias, para ir lendo com calma e reflectindo!


    A segunda é a obra de estreia do meu amigo Pedro Esteves intitulada Duelo de Espiões. Um "romance inspirado numa certa realidade" daquele que é profundo conhecedor dos meandros do poder deste país - e um crítico sagaz e mordaz.
      Dei-vos aqui a sinopse da obra para vos abrir o apetite:
     "Nos serviços de informações portugueses, vários projectos de poder confrontam-se num duelo entre diferentes formas de conceber a função da espionagem e o serviço de inteligência. O dossiê sobre um território longínquo na África Central ganha contornos que extravasam os corredores sombrios dos serviços e o seu desfecho poderá ter consequências imprevisíveis para as quais os mais experientes terão de se preparar. Entre a incompetência do poder político e o lastro da rede maçónica, cresce a promiscuidade, e grassa o desinteresse e a indiferença. "Duelo de Espiões" é uma caricatura realista do SIS e SIED e dos seus protagonistas cujo secretismo esconde o inexorável vazio do parecer sem nunca, na verdade, o ser. O equilíbrio ténue entre a integridade e a total disponibilidade em servir o País e o aproveitamento de vantagens para ser servido."
   Imprescindível!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário