segunda-feira, 23 de julho de 2018

Cheesecake de mirtilos e caju

   Cá em casa somos fãs de mirtilos e descobri uma receita que me agradou, mas não tinha todos os ingredientes necessários para a confeccionar. Assim, vasculhei na despensa, descobri uma lata de leite de coco condensado que comprara no Celeiro e usei-a em substituição do creme de coco, do óleo de coco e do xarope de agave da receita original.
Cheesecake de mirtilos vegan 





 Receita de CHEESECAKE DE MIRTILOS
Ingredientes:
BASE
chávena de nozes ou outro fruto oleaginoso;
1 chávena de tâmaras (descaroçadas e demolhadas 15 min.);
1 colher de sopa de leite de coco condensado.
RECHEIO
 1 chávena de caju (demolhado durante várias horas);
 1/2 chávena de mirtilos
 1 limão e/ou lima - sumo
 Leite de coco condensado (restante)
TOPO
Compota de frutos vermelhos sem açúcar;
Mirtilos q.b.
 
 Procedimento:
1. Triturar as nozes e as tâmaras, adicionando depois a colher do leite condensado e triturando até ficar moldável. Colocar a pasta numa forma redonda pequena, com papel vegetal no fundo, calcando bem com a base de um copo. Colocar no frigorífico.
2. Triturar muito bem o caju, adicionar o sumo do citrino, os mirtilos e o restante leite de coco condensado e triturar novamente. Colocar sobre a base e levar novamente ao frigorífico.
3. Quando estiver firme, decorar com a compota e colocar mirtilos no topo.

Dicas :
- Pode congelar a tarte e ir cortando as fatias à medida que deseje.


Bom apetite!

domingo, 22 de julho de 2018

Café com Calma

    O Café com Calma está localizado em Marvila (Rua do Açúcar, nº 10) e tem menus diários com opções vegan, de peixe e de carne. O menú completo fica a Eur 8,50 e tem uma boa confecção e apresentação. Experimente!

 

Miosótis

Miosótis: supermercado, cafetaria e restaurante

    Sou fã da Miosótis, que fica localizada perto do El Corte Inglés, quer a nível do supermercado (onde encontro uma grande variedade de produtos biológicos), quer dos menus vegan e biológicos que disponibilizam no restaurante e cafetaria (também há um prato de peixe diariamente). Está aberto aos sábados todo o dia mas encerra aos domingos. Tem estacionamento mas poucos lugares.

domingo, 8 de julho de 2018

Receita de Overnight Oats


Overnight Oats

Receita de OVERNIGHT OATS

Ingredientes:
400 ml de "leite"/ bebida de aveia (ou outra a gosto)
100 g de de flocos de aveia finos
2 c. chá de Chia
2 c. sopa de Xarope de Agave (ou Mel)
1 banana madura
Canela q.b.
Fruta fresca

Procedimento:
Esmagar a banana e juntar os demais ingredientes. Mexer bem, distribuir por frascos herméticos e decorar com fruta fresca. 
Deixar repousar no frigorífico durante a noite e estará pronto para consumir na manhã seguinte... Ideal para toda a família.
Bom apetite!



sábado, 7 de julho de 2018

Leituras para as férias

    Deixo-vos aqui duas recomendações (do gato) para as férias.
    A primeira obra tem o título de Sobre Humanos e Outros Animais, da autoria do filósofo John Gray. Confesso que esta obra de Gray é uma das minhas preferidas, dado que quase parece tratar-se de uma série de aforismos. Consiste numa série de pequenos textos deste filósofo irreverente sobre o lugar dos seres humanos no mundo e na vida em que a citação de Lao TZU dá o mote: "O céu e a terra são inexoráveis e, para eles, as miríades de seres da criação não passam de cães de palha".
Uma excelente leitura para as férias, para ir lendo com calma e reflectindo!


    A segunda é a obra de estreia do meu amigo Pedro Esteves intitulada Duelo de Espiões. Um "romance inspirado numa certa realidade" daquele que é profundo conhecedor dos meandros do poder deste país - e um crítico sagaz e mordaz.
      Dei-vos aqui a sinopse da obra para vos abrir o apetite:
     "Nos serviços de informações portugueses, vários projectos de poder confrontam-se num duelo entre diferentes formas de conceber a função da espionagem e o serviço de inteligência. O dossiê sobre um território longínquo na África Central ganha contornos que extravasam os corredores sombrios dos serviços e o seu desfecho poderá ter consequências imprevisíveis para as quais os mais experientes terão de se preparar. Entre a incompetência do poder político e o lastro da rede maçónica, cresce a promiscuidade, e grassa o desinteresse e a indiferença. "Duelo de Espiões" é uma caricatura realista do SIS e SIED e dos seus protagonistas cujo secretismo esconde o inexorável vazio do parecer sem nunca, na verdade, o ser. O equilíbrio ténue entre a integridade e a total disponibilidade em servir o País e o aproveitamento de vantagens para ser servido."
   Imprescindível!!!

segunda-feira, 2 de julho de 2018

Koko, apenas um animal?

      Koko, a gorila que aprendeu linguagem gestual e adorava gatos, morreu. Deixou um legado que nos deve levar a reflectir sobre o denominado "especismo", i.e., a discriminação baseada na espécie. Contrariamente à crença de muitos, soube criar laços duradouros com outras espécies, mostrar empatia, comunicar com eficácia, reconhecer-se ao espelho e utilizar utensílios que os humanos criaram, como podem constatar pela fotografia abaixo.
Koko, a gorila (4/1/1971-19-06-2018)
   Confesso que considero Darwin uma das maiores importantes figuras da ciência e que, também para mim, «Nada faz sentido [em Biologia] sem ser à luz da Evolução» (Dobzhansky). A crença de que somos especial, tantas vezes potenciada pela religião, tornou-nos cegos a diferenças que são sobretudo de grau de consciência. Usamos os animais não humanos como coisas, objectos da nossa ganância nas indústrias que os exploram sem sequer ter em consideração o seu bem-estar (nem o impacto na nossa saúde e na do planeta). Se ousarem saber mais sobre a teoria da Evolução, vejam o meu Museu Virtual da Evolução e leiam o meu artigo online Acerca do progresso humano. Espero que apreciem esta minha incursão filosófica!

Guia: a verdade sobre o açúcar

        10 formas de como o açúcar prejudica a sua saúde:
        1. O açúcar é uma substância que causa dependência - e um veneno para o organismo;
        2. O açúcar pode conduzir a resistência à insulina e a diabetes tipo 2;
        3. O açúcar aumenta os triglicéridos, com risco de obesidade, doenças no fígado e cardíacas;
        4. O açúcar interfere na função imunológica e aumenta o risco de cancro;
        5.  O açúcar causa cáries e doenças nas gengivas;
        6. O açúcar toma o lugar de nutrientes importantes para o organismo;
        7. O açúcar acelera o envelhecimento;
        8. O açúcar aumenta o nível de glicose no sangue, mas esse nível decresce rapidamente conduzindo a irritabilidade, depressão e stress;
        9. O açúcar eleva a adrenalina, potenciando distúrbios de ansiedade e de hiperactividade;
       10.  O açúcar afecta negativamente o comportamento e a cognição nas crianças.

      Agora que conhece os impactos negativos que o açúcar refinado pode ter no seu corpo e mente, deverá ter mais cuidado com os alimentos que escolhe. E o primeiro passo é aprender sobre onde o açúcar se esconde - pois um alimento não precisa de ser muito doce para estar carregado de açúcar. Quando se trata de alimentos embalados e processados, deixe o rótulo ser o seu guia. Os açúcares naturais, encontrados nas frutas ou vegetais são uma parte orgânica dos alimentos, sendo portanto são aceitáveis. Tal não acontece com os açúcares adicionados que se escondem em muitos alimentos - e não apenas na forma de sacarose. O açúcar adicionado é muitas vezes disfarçado com nomes enganadores em bebidas e alimentos processados. Para complicar, um açúcar natural, como a frutose, é considerado um açúcar adicionado do ponto de vista legal e também pode assumir a forma de um açúcar adicionado quando é incluído em alimentos processados. 
     Veja em baixo as denominações mais comuns e... leia os rótulos das embalagens!
Saiba reconhecer os diversos tipos de açúcares.

      Há produtos mais naturais/ menos refinados do que outros, que são preferíveis desde que biológicos, como sejam:
  • Frutose naturalmente presente nos frutos - coma fruta!
  • Açúcar integral de cana (esqueça o açúcar "mascavado" ou o "demerara");
  • Açúcar de coco;
  • Mel;
  • Stevia;
  • Tâmaras;
  • Xaropes de agave ou de ácer (plantas).
     Contudo,  não esqueça que o açúcar é uma substância aditiva (tal como o álcool, cafeína ou tabaco) e um veneno que está presente na maioria dos produtos processados.E mesmo os mais naturais devem ser consumidos com moderação. Veja uma versão curta sobre o assunto...
        ...e o documentário da BBC " A verdade sobre o Açúcar"