- Aquafaba: deriva dos termos do latim aqua (água) e faba (que é a família das leguminosas). Descobriu-se que a água de cozer as leguminosas, sobretudo o grão-de-bico, depois de bem batida, se assemelha às claras de ovo batidas em castelo.
- Tofu: produzido a partir do feijão de soja, apresenta uma textura mais ou menos firme semelhante à do queijo - por isso é também denominado "queijo de soja". Em sobremesas utiliza~se geralmente o tofu mais suave e cremoso ("silken tofu").É um alimento versátil, de elevado valor proteico, pobre em gorduras saturadas e de reduzido valor calórico, constituindo igualmente um excelente substituto da carne. Nota: contém fitoestrogéneos, pelo que é bom para o equilíbrio hormonal na menopausa, mas não aconselhável em doentes com cancro da mama receptivos aos estrogéneos e que tomem Tamoxifeno).
- Chia ou Linhaça moída: servem para ligar os restantes ingredientes das receitas. O denominado "ovo de chia" é feito com 1 colher de chia para 3 colheres de água, deixando a repousar até as sementes incharem e ganharem uma textura gelatinosa.
- Abacate ou Banana: servem igualmente para ligar os restantes ingredientes, mas são usados sobretudo em sobremesas.
Ovos e seus substitutos |
Equivalências: 1 ovo = 3 colheres de sopa de Aquafaba; 55 gramas de Tofu; 1 colher de sopa de chia ou linhaça moída; 75 gramas de bananas maduras ou abacate.
Se quiser continuar a comer ovos, procure ovos biológicos certificados - pela sua saúde e pelo bem-estar animal. Se não está convencido(a), veja o vídeo seguinte sobre a indústria dos ovos.