quarta-feira, 3 de outubro de 2018

segunda-feira, 23 de julho de 2018

Cheesecake de mirtilos e caju

   Cá em casa somos fãs de mirtilos e descobri uma receita que me agradou, mas não tinha todos os ingredientes necessários para a confeccionar. Assim, vasculhei na despensa, descobri uma lata de leite de coco condensado que comprara no Celeiro e usei-a em substituição do creme de coco, do óleo de coco e do xarope de agave da receita original.
Cheesecake de mirtilos vegan 





 Receita de CHEESECAKE DE MIRTILOS
Ingredientes:
BASE
chávena de nozes ou outro fruto oleaginoso;
1 chávena de tâmaras (descaroçadas e demolhadas 15 min.);
1 colher de sopa de leite de coco condensado.
RECHEIO
 1 chávena de caju (demolhado durante várias horas);
 1/2 chávena de mirtilos
 1 limão e/ou lima - sumo
 Leite de coco condensado (restante)
TOPO
Compota de frutos vermelhos sem açúcar;
Mirtilos q.b.
 
 Procedimento:
1. Triturar as nozes e as tâmaras, adicionando depois a colher do leite condensado e triturando até ficar moldável. Colocar a pasta numa forma redonda pequena, com papel vegetal no fundo, calcando bem com a base de um copo. Colocar no frigorífico.
2. Triturar muito bem o caju, adicionar o sumo do citrino, os mirtilos e o restante leite de coco condensado e triturar novamente. Colocar sobre a base e levar novamente ao frigorífico.
3. Quando estiver firme, decorar com a compota e colocar mirtilos no topo.

Dicas :
- Pode congelar a tarte e ir cortando as fatias à medida que deseje.


Bom apetite!

domingo, 22 de julho de 2018

Café com Calma

    O Café com Calma está localizado em Marvila (Rua do Açúcar, nº 10) e tem menus diários com opções vegan, de peixe e de carne. O menú completo fica a Eur 8,50 e tem uma boa confecção e apresentação. Experimente!

 

Miosótis

Miosótis: supermercado, cafetaria e restaurante

    Sou fã da Miosótis, que fica localizada perto do El Corte Inglés, quer a nível do supermercado (onde encontro uma grande variedade de produtos biológicos), quer dos menus vegan e biológicos que disponibilizam no restaurante e cafetaria (também há um prato de peixe diariamente). Está aberto aos sábados todo o dia mas encerra aos domingos. Tem estacionamento mas poucos lugares.

domingo, 8 de julho de 2018

Receita de Overnight Oats


Overnight Oats

Receita de OVERNIGHT OATS

Ingredientes:
400 ml de "leite"/ bebida de aveia (ou outra a gosto)
100 g de de flocos de aveia finos
2 c. chá de Chia
2 c. sopa de Xarope de Agave (ou Mel)
1 banana madura
Canela q.b.
Fruta fresca

Procedimento:
Esmagar a banana e juntar os demais ingredientes. Mexer bem, distribuir por frascos herméticos e decorar com fruta fresca. 
Deixar repousar no frigorífico durante a noite e estará pronto para consumir na manhã seguinte... Ideal para toda a família.
Bom apetite!



sábado, 7 de julho de 2018

Leituras para as férias

    Deixo-vos aqui duas recomendações (do gato) para as férias.
    A primeira obra tem o título de Sobre Humanos e Outros Animais, da autoria do filósofo John Gray. Confesso que esta obra de Gray é uma das minhas preferidas, dado que quase parece tratar-se de uma série de aforismos. Consiste numa série de pequenos textos deste filósofo irreverente sobre o lugar dos seres humanos no mundo e na vida em que a citação de Lao TZU dá o mote: "O céu e a terra são inexoráveis e, para eles, as miríades de seres da criação não passam de cães de palha".
Uma excelente leitura para as férias, para ir lendo com calma e reflectindo!


    A segunda é a obra de estreia do meu amigo Pedro Esteves intitulada Duelo de Espiões. Um "romance inspirado numa certa realidade" daquele que é profundo conhecedor dos meandros do poder deste país - e um crítico sagaz e mordaz.
      Dei-vos aqui a sinopse da obra para vos abrir o apetite:
     "Nos serviços de informações portugueses, vários projectos de poder confrontam-se num duelo entre diferentes formas de conceber a função da espionagem e o serviço de inteligência. O dossiê sobre um território longínquo na África Central ganha contornos que extravasam os corredores sombrios dos serviços e o seu desfecho poderá ter consequências imprevisíveis para as quais os mais experientes terão de se preparar. Entre a incompetência do poder político e o lastro da rede maçónica, cresce a promiscuidade, e grassa o desinteresse e a indiferença. "Duelo de Espiões" é uma caricatura realista do SIS e SIED e dos seus protagonistas cujo secretismo esconde o inexorável vazio do parecer sem nunca, na verdade, o ser. O equilíbrio ténue entre a integridade e a total disponibilidade em servir o País e o aproveitamento de vantagens para ser servido."
   Imprescindível!!!

segunda-feira, 2 de julho de 2018

Koko, apenas um animal?

      Koko, a gorila que aprendeu linguagem gestual e adorava gatos, morreu. Deixou um legado que nos deve levar a reflectir sobre o denominado "especismo", i.e., a discriminação baseada na espécie. Contrariamente à crença de muitos, soube criar laços duradouros com outras espécies, mostrar empatia, comunicar com eficácia, reconhecer-se ao espelho e utilizar utensílios que os humanos criaram, como podem constatar pela fotografia abaixo.
Koko, a gorila (4/1/1971-19-06-2018)
   Confesso que considero Darwin uma das maiores importantes figuras da ciência e que, também para mim, «Nada faz sentido [em Biologia] sem ser à luz da Evolução» (Dobzhansky). A crença de que somos especial, tantas vezes potenciada pela religião, tornou-nos cegos a diferenças que são sobretudo de grau de consciência. Usamos os animais não humanos como coisas, objectos da nossa ganância nas indústrias que os exploram sem sequer ter em consideração o seu bem-estar (nem o impacto na nossa saúde e na do planeta). Se ousarem saber mais sobre a teoria da Evolução, vejam o meu Museu Virtual da Evolução e leiam o meu artigo online Acerca do progresso humano. Espero que apreciem esta minha incursão filosófica!